terça-feira, 9 de setembro de 2008

Regata * Cruzeiro

Dia 20 e 21 de Setembro a AVELA vai erguer mais uma regata entre as cidades da Figueira da Foz e Aveiro. Não querem chamar de "Intercidades", pois o nome está associado a boas regatas com maus convívios, e claro está, esta malta de Aveiro é mais dada a "taninos" e especiarias do que a "ratings" e "paus-de-spi". Só por isso (e já não é pouco) que o nome de "INTERCIDADES" não avança.

"O tempo da fome e do sacrificio de estômago vazio, já lá vai" - confidenciava um "marinheiro barrigudo de Aveiro".

Sendo assim e com o pretexto da TALL SHIP'S RACE, também agendada para estes dias (ver programa com detalhe), nada melhor que brindar a Ria de Aveiro e as embarcações que chegarão à nossa barra, com um acompanhamento por parte da AVELA. Para não atrapalhar as tripulações da "TALL SHIP" que navegam desde Inglaterra, a malta vem do Sul, por forma a minimizar os riscos de colisão. A regata será no sábado (dia 20), com partida agendada para as 09:00 horas ao largo do Cabo Mondego, estando o programa social a ser cozinhado pelo "Comité Central" da AVELA. Ao que parece, o objectivo é a confraternização com as tripulações da TALL SHIP, para que estes sintam que aqui (em Aveiro/Ilhavo) há "bravos marinheiros" quando estão em terra.

Estão já várias embarcações confirmadas para esta regata, havendo ao que parece duas estratégias para descer até à Figueira. Uma delas passa por levar as embarcações este fim-de-semana (13/14) e deixar as mesmas na Figueira durante uma semana, a outra é a viagem directa, ou seja, sair na noite de sexta (dia 19) e voltar imediatamente (ou quase) em regata. Para quem optar por deixar a embarcação na Figueira da Foz, pede-se o favor de contactar a AVELA por telefone e/ou e-mail com alguma antecedência, no sentido de poder-se garantir uma estadia isenta de taxas de amarração na Figueira da Foz.
*****
Para mais informação do programa da TALL SHIPS RACE consultar o site da CM ILhavo em http://www.cm-ilhavo.pt/ e http://www.falmouthtallships.co.uk/

1 comentário:

joao madail veiga disse...

Como é sabido, o NVV Veronique estava inicialmente inscrito na Tall Ship Race.
Contudo, por falta de um dos principais tripulantes, o 3ºgrumete cozinheiro, figura INdispensável nestas coisas de navegar em mares maiores, embora mais calmos, que o Mar da Palha, decidiu-se pela participação na Figueira Aveiro.
Aqui influenciamos a organização da Avela em que a Regata se fizesse a partir do Sul para Aveiro, para evitar abalroarmos os veleiros da Tall que navegam a partir do Norte.
Foi um pedido que o Almirante do HMS Half Victorious me fez pessoalmente quando esteve no meu chalé a comer uns bolinhos de bacalhau na semana passada e a que eu não podia deixar de aceder (já comi uns scones com earl grey no seu cottage na Cornualha)